Monitoramento geotécnico

Os aterros sanitários no país insistem em deslizar, com ruptores de taludes sempre com grande impacto ambiental. Os órgãos ambientais buscam entender e solicitar medidas preventivas e de monitoramento, porém sem garantia de sucesso. O autor tenta neste artigo esclarecer alguns aspectos e pontuar o que deve ser realizado para a garantia da estabilidade dos taludes de aterros sanitários e os requisitos mínimos a serem observados pelos especialistas geotécnicos no monitoramento, que tentam atender às prescrições e proteções ambientais requeridas.

Os aspectos de resistência dos resíduos, as variações das poro-pressões, histórico da disposição, operação diária e projetos da disposição são elencados como forma de influência, mostrando que o assunto não é mera análise teórica de estabilidade geotécnica, como muitos acreditam ser.

Veja o artigo completo neste link.

CONTATO

GEOTECH é uma empresa nacional com vasta experiência no mercado tecnológico e ambiental na área de engenharia civil e geotecnia.

Error validating access token: Session has expired on Saturday, 18-Sep-21 13:38:08 PDT. The current time is Monday, 29-Apr-24 00:06:53 PDT.

Feito com ❤️ por Mijias | © 2021 GEOTECH – Todos os direitos reservados

pt_BR