Modelo reológico

Este trabalho apresenta a abordagem geotécnica da concepção de um modelo reológico do comportamento dos resíduos sólidos domiciliares dispostos em aterros sanitários, relativo a poropressões. O intuito é estabelecer a adequação da aplicação dos modelos geotécnicos para solos, através de análises de estabilidade por equilíbrio limite, e a aproximação que se faz para os resíduos sólidos domiciliares. Como característica marcante do comportamento desses resíduos destaca-se a alta porcentagem de matéria orgânica presente nos mesmos, trazendo a variação mássica entre as fases sólida, líquida e gasosa ao longo do tempo, devido à decomposição da matéria orgânica. Como consequência identifica-se um modelo de movimento e comportamento das fases sólidas e fluidas no meio, sua influência na geração e mudanças de poropressões e na adequação dos modelos matemáticos de estabilidade. Essas reflexões e proposições foram baseadas em observações de campo, ao “pé da sonda” e junto ao computador, e cristalizam alguns anos de estudo e atuação nessa área do conhecimento. Os autores tentam apresentar, gradualmente, as suas convicções procurando traduzir o imaginado no comportamento dos resíduos em sua posição espacial nos aterros sanitários, objetivando contribuir para atividades de avaliação de riscos e de projeto dos aterros sanitários.

Veja o artigo completo neste link.

CONTATO

GEOTECH é uma empresa nacional com vasta experiência no mercado tecnológico e ambiental na área de engenharia civil e geotecnia.

Error validating access token: Session has expired on Saturday, 18-Sep-21 13:38:08 PDT. The current time is Sunday, 28-Apr-24 22:45:37 PDT.

Feito com ❤️ por Mijias | © 2021 GEOTECH – Todos os direitos reservados

pt_BR